sábado, 14 de agosto de 2010

Pequeno Tributo ao Genial e Eterno Raul Santos Seixas

Particularmente não gosto de coletâneas ou compilações, pelo simples fato de que as gravadoras, na sua esmagadora maioria, visando obter o máximo de lucro possível, quando se propõem a realizar uma coletânea ou compilar uma retrospectiva musical de algum determinado artista, "montam" um repertório musical fraco, repleto de banalidades, onde com muito boa vontade somente uns 40% ou menos do material é realmente relevante e representativo.

Em Agosto desse ano, completam 21 anos que o Grande Raul Seixas "despertou do sonho da vida". Foi pensando em homenagear o Grande Raul Seixas, que elaborei essa singela compilação de algumas de suas melhores e inesquecíveis obras.

Pessoalmente, sei que deixei de fora muito material musical de primeira qualidade, mas como meu projeto inicial era divulgar o material em APE ou FLAC, tive que restringir minhas escolhas de forma que o material coubessem em um único CD. Originalmente, tinha em mente elaborar e divulgar dois CDs, contendo um resumo digno das eternas obras do mestre Raul, mas particularmente acredito que a idéia original não seria do interesse dos ilustres visitantes.  

Infelizmente, após concluída a seleção das faixas (tarefa nada fácil), percebi que teria de divulgar a compilação em três gigantescos arquivos, o que para muitos de nossos visitantes não se tornaria atraente.  Sendo assim, decidi-me por divulgar o material em MP3_320, visando minimizar o tempo de download, na expectativa de agradar aos Gregos e aos Troianos.

Espero sinceramente que esta humilde homenagem, agrade aos ilustres visitantes, amigos e amigas, uma vez que tentei da melhor forma possível, sintetizar em apenas 23 obras, uma profícua carreira musical repleta de brilhantes, inspirados e inesquecíveis momentos.

Esse grande cantor, compositor, pensador e filósofo, nasceu em Salvador aos 28/06/1945 e faleceu em São Paulo em 21/08/1989. Ao longo de sua vida, curtos 44 anos, foram lançados inúmeras obras entre álbuns de estudio, ao vivo e álbuns póstumos. Mas não vou aqui alongar-me em sua história, carreira e outros detalhes sobre a vida desse genial artista. Deixarei apenas uma sugestão de visita aos excelentes sites abaixo mencionados, para que o visitante-leitor, se assim desejar, aprofunde seus conhecimentos sobre a vida e a obra do grande Mestre Raul Santos Seixas.


Embora eu seja um radical admirador do progressivo, jazz, rock e blues, uma enorme parcela  das obras do Mestre "Raulzito"(se é que ele me concede essa intimidade), sempre me "falaram" profundamente à minha alma. E por estranho que possa parecer, na medida em que envelheço, mais admiro a sua inesgotável sabedoria, inteligência e criatividade, que sem dúvida alguma, sempre esteve muitos anos luz a frente do nosso tempo.

Mestre Raulzito, foi um exemplar e astuto observador da natureza humana e da nossa sociedade e soube, como ninguém o fez até a presente data, retratar com inclemente e verídica causticidade, nossas falhas, nossos preconceitos, nossas raras e eventuais virtudes, desnudando com absoluta fidelidade e cristalina  objetividade, em versos e poesia, uma significativa parcela do que somos, do que acreditamos ser e do que deveríamos ser. Seguem alguns de seus geniais e sábios pensamentos "garimpados" pela rede, que podem ainda que palidamente, ratificar minha insignificante opinião.

"A arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser um sujeito normal."

"Ninguém tem o direito de me julgar a não ser eu mesmo. Eu me pertenço e de mim faço o que bem entender."

"Só há amor quando não existe nenhuma autoridade."

"A desobediência é uma virtude necessária à CRIATIVIDADE."

"Ninguém morre, as pessoas despertam do sonho da vida."

"Quero a certeza dos loucos que brilham. Pois se o louco persistir na sua loucura, acabará sábio."

"Eu não sou louco, é o mundo que não entende minha lucidez."

"A formiga é pequena, mas elas são um exército quando juntas."

"Que capacidade impiedosa essa minha de fingir ser normal o tempo todo."

"Antes de ler o livro que o guru lhe deu, você tem que escrever o seu."

"É pena eu não ser burro... não sofreria tanto."

"Um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade".

"Do materialismo ao espiritualismo é uma simples questão de esperar esgotarem-se os limites do primeiro".

"O sonho do careta é a realidade do maluco".

"Deus é aquilo que me falta para compreender o que eu não compreendo".

"Querer o meu não é roubar o seu!"


Músicas:
01- Eu nasci Ha Dez Mil Anos Atrás (Ha Dez Mil Anos Atras)
02- Tente Outra Vez (Novo Aeon)
03- Krig-ha Bandolo (Krig-ha Bandolo)
04- Maluco Beleza (O Dia Em Que A Terra Parou)
05- O Dia Em Que A Terra Parou (O Dia Em Que A Terra Parou)
06- Carpinteiro do Universo (A Panela do Diabo)
07- A Hora do Trem Passar (Krig-ha Bandolo)
08- Sapato 36 (O Dia Em Que A Terra Parou)
09- Como Vovó Ja Dizia (O Medo Da Chuva)
10- Gita (Gita)
11- Quando Eu Morri (A Panela do Diabo)
12- O Trem Das 7 (Gita)
13- Eu Tambem Vou Reclamar (Ha Dez Mil Anos Atras)
14- Sociedade Alternativa (Gita)
15- As Aventuras de Raul Na Cidade (Gita)
16- Ouro de Tolo (Krig-ha Bandolo)
17- Aluga-se (Abra-te Sessamo)
18- Eu Sou Egoista (Metro Linha 743)
19- O Suicidio parte II (Camisa de Venus/Duplo Sentido)
20- Babilina (O Carimbador Maluco)
21- DDI (O Carimbador Maluco)
22- O Conto do Sabio Chines (Abra-te Sessamo)
23- Canto Para Minha Morte (Ha Dez Mil Anos Atras)

[Obrigado = Thanks]

Ao Grande Mestre Raul Santos Seixas.