terça-feira, 23 de março de 2010

Alceu Valença - Espelho Cristalino (1977)

Acho que vai parecer estranho para alguns dos caros visitantes desse mukifu, deparar-se com a presente postagem. Muitos certamente poderão questionar-se acerca das razões que me levaram a divulgar um material, em tese, "rotulado" por MPB num blog exclusivamente voltado para o Rock, Blues, Jazz e Progressivo.

Porém, este álbum do Alceu Valença, na minha particular opinião, não faz parte daquelas obras que normalmente "rotulariamos" por MPB. Neste álbum, o "mago" Alceu, incorpora em seu cadinho, além de uma significativa porção de folclore nordestino brasileiro, uma generosa porção de rock, promovendo assim, um inusitado e original "fusion" entre o folclore nordestino e o Rock. Trata-se de um complexo e profundo arranjo musical, capaz de realizar a magistral alquimia da "transmutação" de estilos musicais absolutamente distintos,  resultando na completa impossibilidade de se determinar onde termina um e onde começa o outro.

Com letras poéticas repletas de conteúdo político e crítico, uma vocal "arretado" e por vezes até feroz, um conjunto de músicos excepcionais e de altíssima qualificação técnica, esse álbum se revela único e imperdível. Infelizmente este álbum, não chegou a agradar ao público habitual de Alceu. Acredito que o "alto teor" de rock envolvido na composição desse álbum, tenha de certa forma, afastado o seu público e este, por não conseguir entender a proposta musical, também não se interessou em adquirí-lo. É uma lástima, pois na minha opinião este álbum é um dos melhores trabalhos do "mago" Alceu, senão, o melhor.

Não vou tecer qualquer comentário especial sobre as músicas que compõem o álbum, uma vez que ao meu ver, todas são excelentes, mas não seria justo deixar de informar que a ainda atualíssima música "Espelho Cristalino" foi dedicada ao agrônomo, ecologista, indigenista e naturalista brasileiro Augusto Ruschi (1915-1986). "Augusto Ruschi era autoridade mundial em beija-flores e orquídeas; foi um dos primeiros homens a denunciar os efeitos danosos do DDT (utilizado na agricultura) sobre a natureza; a enfrentar a ditadura militar e denunciar o início da derrubada da Floresta Amazônica; a prever a escassez de água no mundo; a prever o aquecimento global; a denunciar o efeito danoso da agricultura em larga escala, com fertilizantes e agrotóxicos. Atribui-se ao brasileiro a idéia original das reservas ecológicas como espaços de preservação de espécies".

Existe ainda uma importantíssima questão de natureza política que não posso deixar de comentar. Este álbum foi lançada em 1977 e naquela época o Brasil era governado pelo General Ernesto Geisel que assumiu o governo de 1974 a 1979 e segundo os "livros didáticos" deu os primeiros e tímidos passos (um para frente e dois para trás) em direção à "abertura democrática" ou como pomposamente foi chamada: "Distensão lenta, segura e gradual". Esse detalhe histórico político deve estar sempre presente na mente do ouvinte, de forma a perceber as sutis questões abordadas pelo grande Alceu, Don Tronxo e Zé Ramalho.


Espelho Cristalino (1977)

Músicas:
01. Agalopado (Alceu Valença) (*)
02. Maria dos Santos (Don Tronxo - Alceu Valença) (*)
03. Anjo de Fogo (Alceu Valença) (*)(***)
04. Veneno (Rodolfo Aureliano - Alceu Valença) (**)(*)
05. Espelho Cristalino (Refrão do folclore alagoano - Alceu Valença) (**)(***)(.)
06. Eu sou Você (Alceu Valença) (**)(##)
07. A Dança das Borboletas (Alceu Valença - Zé Ramalho) (**)
08. Sete Léguas (Alceu Valença) (**)(#)

Músicos:
Alceu Valença: Voz, Violão
Paulo Rafael: Guitarra, Viola (***)
Dicinho: Baixo
Israel: Bateria
Ivinho: Viola (*)
Hermann Torres: Viola (**)
Chiquinho: Acordeon
Beto Saroldi: Flauta, Pífaro
David:Pífaro
Agricio Noya: Maracas, Bongô, Guizos, Reco-Reco, Agôgôs, Triângulo
Louro: Zabumba, Agôgôs (#), Triângulo (##)
Emmanuel Cavalcanti: Coco de Embolar (.)

Coro em "Maria dos Santos", "A Dança das Borboletas" e "Espelho Cristalino ":
Tania Alves, Elba Ramalho, Marlui Miranda, Tinhazinha e Odaires.

[Obrigado = Thanks]