sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Anyone's Daughter - In Blau (1982)

Formado por quatro excepcionais músicos alemães, o Anyone's Daughter faz um progressivo de excelente qualidade assemelhado, em alguns momentos, ao som do seu conterrâneo Novalis, outra excelente banda alemã que muito admiro. Anyone's Daughter possui em sua discografia: “Adonis” (79), “Anyone's Daughter” (80), “Piktors Verwandlungen” (81), “In Blau” (82), “Neue Sterne” (83), “Live 1984” (84, Live), “Last Tracks” (86), “Danger World” (01), “Requested Document Live 1980-1983” (Live), “Requested Document Live 1980-1983 Vol. 2” (Live), “Wrong” (04).

Como o Anyone's Daughter é uma banda muito conhecida pelos apreciadores do progressivo, não vejo razão que justifique uma longa apresentação. No entanto, sempre notei, que a maioria dos blogs enfatizam e evidenciam como a obra mais representativa o LP "Adonis" e são raros aqueles que sequer mencionam o "In Blau". Também admiro muito o "Adonis", assim como o "Anyone's Daughter" e o "Piktors Verwandlungen", mas na minha concepção, a obra que melhor reflete a genialidade e o espírito dessa fantástica banda é o "In Blau".

"In Blau", é o ponto alto da discografia dessa banda. Trata-se de um trabalho lírico, mas que não se deixar levar "às cegas" pelas alamedas da poesia. Existe uma evidente maturidade no perfeito e exemplar equilíbrio entre os seus movimentos, que conferem às composições uma beleza harmônica e uma riqueza musical únicas. Creio que a beleza dessa obra, se deve em grande parte, ao fato das letras estarem em alemão. Isso de alguma forma, contribuiu favoravelmente a criação de uma arranjo mais elegante, "encorpado", "frutado" e maduro, tal como um excelente vinho de nobre safra.

Muito embora, o excelente LP "Piktors Verwandlungen", seja na verdade o primeiro trabalho da banda com letra em alemão, eles se limitam a recitar trechos da obra homônima de autoria de HERMANN HESSE (que poderia ser livremente traduzida por: "transformação", "metamorfose" ou "mutação"). Aqui, o verdadeiro diferencial entre as duas obras, é que recitar não é o mesmo que cantar, e os arranjos, no primeiro caso, acabaram sofrendo severas restrições na sua linha melódica de forma a "acomodar-se" a leitura do texto. "Piktors Verwandlungen” , como já mencionei anteriormente é exemplar e altamente recomendado, mas não brilha como o "In Blau".

In Blau (1982)

Músicas:
01. Sonnenzeichen - Feuerzeichen
02. Für ein kleines Mädchen
03. Nichs für mich
04. Nach diesem Tag
05. La la
06. Sonne
07. Tanz und Tod      (15:11)
     A) Der Begleiter   (5:20)
     B) Yaqui              (3:30)
     C) Tanz und Tod  (6:15)

Músicos:
Harald Bareth: Baixo, Vocal
Uwe Karpa: Guitarras
Matthias Ulmer: Teclados, Vocal
Peter Schmidt: Bateria

[Obrigado = Thanks]