terça-feira, 6 de outubro de 2009

Robertinho de Recife – Jardim Da Infância - 1ºLP

Enquanto tentava recuperar os dados de um velho HD, encontrei uma preciosidade brasileira que ficou esquecida pela absoluta falta de tempo em aprimorar sua qualidade sonora.

Infelizmente a matriz em MP3 (que deixo de consignar a origem por não ter tomado a cautela de anotar) estava gravada em apenas 128 kbps, o que por si só, já limita qualquer tentativa de aperfeiçoamento sonoro. Fiz o que foi possível, milagre não faço.

Após uma cuidadosa seção de Sound Forge, acho que deu para recuperar pelo menos em parte a qualidade do LP (que diga-se de passagem, também não é das melhores).

Robertinho de Recife, sem sombra de dúvida, foi um dos guitarristas brasileiros mais injustiçados pelo público, pela critica e principalmente pelas gravadoras. Ao longo de sua carreira já fez de tudo um pouco, acompanhou vários grandes nomes da MPB, passou por uma fase heavy, formou a “Bunda”, oops, digo, banda Yahoo (com o evidente intuito de colocar uns trocados no bolso), enfim, o cara é “cascudo” e hoje é produtor musical, arranjador e ao que parece nem pensa em voltar aos palcos (lamentavelmente).

Essa obra inaugural tem de tudo e muito mais e é a prova cabal dessa irremediável injustiça. Robertinho consegue mesclar e impor com maestria os ritmos brasileiros ao Jazz e ao Jazz-rock, é uma verdadeira façanha no que se refere a arranjo, composição e execução. É de uma beleza, complexidade e competência técnica e artística exemplar.

Preste atenção à música “Chamada”, é magnífica a fusão do som brasileiro com o mais genuíno jazz- rock ao estilo Mahavishnu. A perfeita integração do cello, do baixo acústico, do trumpete com a guitarra e a guitarra portuguesa é obra de quem sabe das coisas. Outras que impressionam são “Sinais”, “Idade Perigosa”, “Ao Romper D’Alva” e “Agrestina”.

Fagner foi o produtor dessa jóia e escolheu a dedo os músicos que participam desse trabalho, que conta com: Chico Batera, Marcio Montarroyos, Sivuca, Itiberê, Jamil Joanes, Nivaldo Ornellas, Wagner Tiso dentre muitos outros.

O arquivo contém a capa, contracapa e encarte com a ficha técnica completa e individualizada por músicas.

Jardim Da Infância

Músicas:
1 - Frevo dos palhaços
2 - Jardim da infância
3 - Sinais
4 - Idade perigosa
5 - Ao romper D'Alva
6 - Chamada
7 -Acalanto para um punhal
8 - Agrestina
9 - Cor de rosa, cor do amor

[Obrigado = Thanks]